Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Uma nova Aurora

As fotos abaixo são da Cooperativa Vinícola Aurora que você, provavelmente, conhece e já visitou em Bento Gonçalves (e se não visitou, que vergonha!).

O corredor dos tanques antigos de madeira (primeira foto acima) com as bandeiras de vários países e o corredor de teto baixo, que conduz o visitante entre um prédio e outro da empresa, passando sob a rua.

Mas as fotos a seguir talvez não sejam do conhecimento de todos, pois fazem parte de um processo de modernização da empresa:
Prensa pneumática moderna (acima), absolutamente selada, com funcionamento e programação totalmente controlados por computador. São duas delas na área de recepção de uvas.

Tanques de aço inoxidável com cintas de controle de temperatura, recém chegados na área que está sendo aberta na empresa, para ampliar a produção de vinhos brancos de base para espumantes. Não faz um mês ainda que estão instalados.

Linda e moderna área para degustações e cursos, com luz preparada especialmente para quem vai analisar vinhos. No piso, "janelas" de vidro mostram as barricas de madeira que repousam abaixo da sala.
Mais um delicado trabalho da arquiteta gaúcha Vanja Hertcert, da qual já falei aqui. O rosto que aparece ao fundo da foto é da Gerente de Marketing da vinícola, Lourdes Conci, que recebeu a mim e ao meu chefe no meio da tarde de sábado, interrompendo seu final de semana.

Preparando os vinhos para a degustação está o enólogo André Peres Jr, mais uma prata da casa. Fiquei imensamente feliz ao saber que seria esse goiano simpático (agora um pouco mais gaúcho, uma vez que a esposa é gaúcha e também enóloga) iria nos receber e degustar conosco. Muito jovem, André começou na Aurora estagiando, quando fazia o curso de enologia. Logo foi contratado e hoje é responsável por uma das linhas da cooperativa, trabalhando lado a lado com enólogos famosos como seu próprio chefe, Nauro Morbini.
É importante lembrar que da Aurora saíram nomes como Lucindo Copat (da Salton) e Christian Bernardi (atual presidente da Associação Brasileira de Enologia e enólogo chefe da Winepark).
Uma celebração
Notem a garrafa sem rótulo que aparece na frente de André. É um vinho muito especial com data ainda indefinida de lançamento (mas vai ser este ano). É o vinho que celebra os 80 anos da Cooperativa Vitivinícola Aurora. Um corte não revelado mas já bastante interessante. Isso é tudo que posso falar sobre ele até agora, o restante é segredo.
A Aurora, como toda empresa grande seja de qual segmento for, já viu altos e baixos. Com uma história assim tão longa é natural que eles tenham sido frequentes.

Eu já estava no mundo do vinho quando o pior deles se abateu, e ainda me lembro. No final da década de 1980 a crise veio forte e os primeiros anos de 1990 viram quase o fechamento da Cooperativa.
Felizmente para todos os consumidores, e para a própria indústria do vinho como um todo, a empresa conseguiu superar essa fase muito negra, de uvas podres mesmo e hoje as novas gerações de trabalhadores e consumidores só sabem disso quando a história é contada.
Que bom!
A Aurora é das grandes, em produção, em vendas, em volume. E uma enormidade de consumidores só conhece vinhos brasileiros que levam sua marca, seja em vinhos de mesa (como o Sangue de Boi), ou nos vinhos finos de sua linha básica, como o Saint German e a intermediária Marcus James (que eu vi para vender na Selfridge's de Londres em 1995, quando ninguém falava que se vendia vinho brasileiro no exterior).
Mas que ninguém se engane pensando que a Aurora é só isso (como se isso fosse pouco...). Eles tem uma importantíssima linha de espumantes, vinhos finos diferenciados da linha Pequenas Partilhas e da linha Reserva, além de um vinho super especial, feito em anos diferenciados, que é o Milesime. Eu nunca me esqueci de duas safras dele, bem no meio da crise: 1989 e 1991. Grandes vinhos, realmente grandes.
Para mim, a grande novidade além dos novos equipamentos e da sala de degustação são os planos que estão sendo postos em marcha para que a vinícola produza seu primeiro espumante no método tradicional, provavelmente ainda neste ano, na região de Pinto Bandeira, onde fica o Centro Tecnológico da vinícola, certamente um produto a ser esperado com muita curiosidade. (Na foto abaixo o mirante do lago do CT, com um grupo de jornalistas recebidos lá em 2009 para um delicioso churrasco).

Só tenho a agradecer tanto à Norma e a Débora, da Eco Comunicação, que deram um 'nó em pingo d'água' para conseguirmos adequar a visita à nossa apertada agenda no sul e à Lourdes e ao André pela recepção deliciosa na vinícola.
Parabéns Aurora pelos seus 80 anos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário